«Tem sido fantástico trabalhar no Illiabum!» Inês Peres

Bom dia...

Deixo aqui uma notícia que tive oportunidade de ler e que é sempre bom saber...

" - Como é que o basquetebol entrou na sua vida?

Comecei a jogar nos minis do Galitos, depois comecei também a ver muitos jogos do Beira-Mar com o meu pai e, mais tarde, comecei a treinar no Esgueira, depois de ter tirado o curso aos 16 anos.

- Ao fim de tantos no Esgueira, porque é que se transferiu para o Illiabum no inicio desta temporada?

Mudei porque senti, no final da época passada, que estava a chegar ao fim o meu percurso no clube. Faltava um projecto, uma vontade do clube organizar-se, em crescer e em ganhar outra dimensão. O clube perdeu identidade e por isso decidi sair.

- Saiu magoada com o Esgueira?

Nunca poderia ficar magoada com o clube que me formou como pessoa e como treinadora. Devo imenso ao clube, à instituição e a algumas pessoas que continuam a fazer parte da minha vida. Saí, sim, desiludida! Mas costuma dizer um amigo meu, não «posso meter tudo no mesmo saco». Neste momento só vou a Esgueira para ver os amigos.

- Que balanço é que já pode fazer do pouco tempo que leva de Illiabum?

Tem sido fantástico! Existe muita entreajuda e apoio entre os treinadores. A Comissão Administrativa está muito presente e facilita muito o nosso trabalho. Este é um clube cheio de vida. Existe uma enorme vontade de fazer coisas e os projectos passam á prática. No Illiabum existe uma forte envolvencia humana e por isso é um clube diferente. Penso que a formação vai regressar em grande nos próximos anos. Na área que mais me diz respeito (o feminino), já temos hoje uma realidade diferente, com os escalões de minis, iniciadas e cadetes.

- Considera-se apenas uma treinadora de formação ou imagina-se a treinar uma equipa de seniores?

Sim, mas para já ainda não! não tenho pressa! Para mim não há treinadores de formação e treinadores de seniores. Para mim há treinadores! Logo, equaciono tudo, desde treinar a minis ou treinar seniores.

- Não há muitas mulheres a treinar basquetebol. Como explica esta situação?

Não é só um problema do basquetebol. Por exemplo, também há menos mulheres na política. É um problema da sociedade, até porque só há poucos anos é que as mulheres começaram a ter a oportunidade de liderar. No basquetebol, já somos algumas e seremos cada vez mais. Nomes como os da Patrícia Santos, a Rita Veloso, a Paula Seabra, a Rosaria, a Renata e a Catarina, já têm provas dadas e todas nós temos vontade de crescer como treinadoras.



Ficha Técnica

Nome - Inês Peres

Idade - 28 anos

Cargo no clube - Treinadora dos cadetes femininos

Clubes - Galitos, SC Beira-Mar, Esgueira e Illiabum."

Fonte: O aveiro

Peixinho

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Pedro Neves disse...

Ãinda tens coragem de postar no teublogue trabalhos meus? É preciso ter lata!

Entao nao sou aquele que nunca escreve nada do Illiabum???? Sabes que depois desta entrevista, ja fiz um outro trabalho para O Aveiro sobre a formação do Illiabum? E coragem para aprovar este comentário?

Enviar um comentário